Passados os festejos do dia da Mulher, e após várias cirandas, vários ensejos poéticos venho aqui propor um desafio:
Vamos falar dos homens?
Fica aqui um convite-desafio, uma proposta poética, vamos falar do homem também, que não tem dia especifico para ser comemorado, e que a meu ver esta cada vez mais perdido nestes dias que correm, as vezes sem saber o rumo que vai levando a sua vida!
Quem se habilita em falar do homem, ou para os homens com a sua poesia e sua sensibilidade!
Há uma certa altura da vida em que um homem pára e se pergunta: Por que fiz o que fiz? Por que deixei de fazer? O que construí? Que cenário é este à minha volta? São conquistas ou ruínas? Que legado deixarei? O que, afinal, fui eu, o que sou e o que virei a ser? ... Indiferente aos preconceitos de gênero, preciso dizer: Tenho orgulho de ser homem!
Não escondo minha força, porque a emprego para edificar.
Não dissimulo meu pragmatismo calculista, porque o ponho a serviço do próximo.
Não me envergonho de minha virilidade, porque ela é a metade que completa a conjunção do milagre da vida.
Bato em meu peito estufado: Sou homem !
Mas isso não me basta!
Porque nos embates da vida as arestas de rudeza ficaram desgastadas.
Porque orgulho e vaidade são coberturas de um recheio de insegurança.
Porque no fundo d’alma flui a comoção de ser mortal.
Quero mais! Muito mais!
Quero transpor os limites que me desenham apenas como um homem.
Quero deixar os terrenos seguros de planícies acanhadas e viajar até topo dos montes e arriscar a queda e enfrentar os sonhos alados de Ícaro
Quero içar velas de ancoradouros erigidos em orlas mansas e ganhar o alto mar e me arrojar nas ondas e singrar nas águas proibidas de Tritão.
Quero esquecer meus endereços resguardados atrás de grades e me embrenhar nas trilhas e deixar novas sendas e desbastar as matas guardadas por Pan.
Quero rir! E dançar! E brincar! Quero viver!
Viver!
Quero ter com as crianças e aprender-lhes a inocência e imitar-lhes o desapego. Despertar o menino que há em mim.
Quero render-me num colo de mulher e despejar lágrimas como tributos ao que é feminino na existência; feminina que é a porção sagrada da humanidade.
Quero abraçar a todas as causas que andei negligenciando pela vida. E dar-me a elas pela simples condição de serem nobres e não por serem ou parecerem possíveis.
Só assim, quando voltar diante Deus, poderei realmente dizer-Lhe que aproveitei bem a oportunidade e a graça de ter nascido homem!
Confunde-se muito sensibilidade com fraqueza, uma atribuição da cultura machista, já quase extinta. Força não é destruição é permanência é sustentação.Os homens mais poderosos que realizaram grandes obras no planeta eram, foram ou são sensíveis. Entre estes homens dotados de sensibilidade extrema ou da faculdade de manifestar sentimentos de humanidade, ternura, simpatia, compaixão e amor... Temos o Cristo, Buda, Gandhi, Dalai Lama, Papa João Paulo II,Chico Xavier e outros tantos... Os homens sensíveis reúnem no centro da percepção uma grande soma de força, capaz de surpreender a muitos com a delicadeza da compreensão e paciência com que se encaram a hostilidade e a brutalidade de quem equivocadamente pensa que a violência é sinal de força, é só uma força mal dirigida, uma manifestação de angústias e medos interiores. A serenidade, a doçura a paz de espírito são o equilíbrio das potentes correntes energéticas que fluem do Universo pelo ser...
Homem que vestes, em ti a tua dor, tornas agreste, de ser prefeito a vida inteira. As vezes cansado, tu te transformas, em meu colo, tu és feliz. Tu que trabalhas, ocupas o tempo, pensando como pagar, todas as contas , desses encargos. Ficas sozinho e ate baralhado, com semelhante carregado, mas nunca cruzas os teus braços. Mas eu amo este homem, que a noite transforma o dia, em lindos sentimentos, nao me deixa esquecer o amor. Homem que trabalha, ama sem condições, caminhante de vida inteira eu fico feliz por ser tua companheira.
Ah! Querido, Se soubesse o peso desse pensar Quantas chuvas, tempestades Caem prontas pra te amar Se pudesse compreender a essência da paixão Entenderia que és o dono Dos sonhos mais coloridos Que trago no coração
Se pudesse pressentir A minha alma chegar Nas madrugadas perdidas a divagar no seu mar Saberia do desejo contido que trago em mim, A imagem de uma flor Perdida em teu jardim; Um pensamento de busca Em silêncio a chorar. A melodia mais linda Envolvente pra te amar Ah! Querido, Se pudesse...
Vocês Homens, Dizem que são os mais fortes, os mais seguros, os mais espertos. Símbolo da virilidade. Vocês fazem e acontecem. Mais no fundo esse coração, esconde a fragilidade, a carência, o medo da solidão. Nascestes para ser o guerreiro, o provedor, o pai, o companheiro. Essa capa que te cobre é so fachada. Mora em ti um ser maravilhoso, apaixonante, sensível e delicado. Que deseja amar e ser amado. É por tudo isso Homens, que presto essa síngela homenagem á vocês seres amados. Parabéns.