Sacpaixao.com.br
Para viver a vida com amor!
Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Textos
Caro Cara,

Espero ainda chegar no amanhã de teu email, aqui já virou para terça-feira, trago o que escrevi:

Caro cara,
Gosto desta leveza da Língua que sopra palavras iguais de forma diferente vindo desse lado do Atlântico, um amigo, nem é importante amigo ser, é um/a cara. A pessoa é a sua cara, uma coisa fácil de perceber, “está na cara”… tudo (se) simplifica.
A escrita pode ganhar contornos novos e definitivamente inovadores, onde a novidade é como a nuvem dando à luz natural cambiantes, naturalmente diferentes.
Espero que tenha orgulho em ser brasileiro, do mesmo modo que tenho de ser português. Gosto de ser filho deste povo com o seu quê de quase tudo, dizendo de si mesmo enquanto nação: «somos um país de poetas». Dizem isso e muito mais, mas isso basta para pôr em hasta pública a ideia de sermos o que somos, poetas? Sim, “Porque sim” é pouco, mas porque não? Serve, fica feita a introdução.
Você é o cara, meu amigo. Sejamos apenas: O cara & O amigo, Cara & Amigo.
O amigo,
Amigo
{experimentar não é só fazer a experiência, é radicalmente mais: ser radical}
Raiz – R a i z
{R, um personagem com raiz na língua, indo de a a z, juntando a i z…}
 
Quero escrever para você de modo a interessar qualquer um pela nossa conversa, o nosso tema inicial ser o Assim é uma ideia que me agrada. A ideia de ter um “outro” como ponto de partida e convergência em nosso interesse comum, parece-me muito interessante.
Quanto a nós, produzirmos um diálogo pessoal e simultaneamente civilizacional, no encontro fraterno de dois representantes de povos habitando diferentes margens em distintos hemisférios dum mesmo planeta banhado por um mesmo oceano…
Desde logo fazer sentir a diferença nesta correspondência onde as pessoas passam a personagens para, como personagens, valerem o que valham como pessoas. Um prazer, (o) da amizade.
Lê-te com atenção, qualquer diferença será “liberdade poética” pronta a servir de análise para uma abordagem literária. Se a mesma não se puser, não for posta em evidência, vale a correspondência a funcionar ao nível público e/ou privado.
Para quem lê é muito bom poder imaginar que a realidade literária é criação, aperfeiçoamento, procurada beleza, podendo o seu resultado ser o gozo duma sensação plena de gosto e gozo, a bela expressão do brasileiro para dizer gostei: “beleza”.
Mais importante do que quem lê saber quem é você, é poder interessar-se por saber quem você é. Enquanto estivermos no será que é outro ou invenção sua, avançamos e a interrogação sobre se avançámos só vem dar uma certeza se tivermos a dúvida e algo lhe podermos responder de positivo.
Importante saber quem alguém é, quando esse alguém existe e tem identidade própria. Isto vai permitir-me enunciar um enfoque muito pessoal, dizer o que mais gostei do que vou dar a ler. Foi da clara percepção da sua/tua parte do Assim ser, Assim Mesmo.
Para mim o Assim é o Assim, mas, na verdade, ele é o Assim Mesmo. Como acabou por acrescentar ao nome com que se assina Assim, o nome de família Mesmo. Vou deixar de conversa, para passar à leitura.
«…»
Como já escrevi demais, só em abstracto respondendo ao que escreveste, eu irei reler e responder em função da leitura. O que fica veio, assim fica, envio. Saboreia o prazer deste movimento interior à realidade da palavra: «o que fica veio, assim fica, envio», implicitamente, está feita a aceitação dum diálogo que vá para algo mais que a escrita na compreensão da mesma.
Cá me assino, com este abraço
Amigo
 
{Não esquece assinar Cara, para alimentarmos a correspondência de Cara & Amigo; tens carta branca para publicar as “Cartas Brancas”? Poderás dar a medida fechada dos nomes, eu só publicarei depois de ver se o Cara aceita a parada.}

Amanhã, farei a leitura acompanhando teu texto!

Edvaldo Rosa
Enviado por Edvaldo Rosa em 16/03/2010
Alterado em 17/03/2010
Comentários
foto
Francisco Coimbra
Meu obrigado à Luli e concordância com a Eulália, muita sorte para o poeta de \"Caminhando com as borboletas\"; quanto ao Cara, cá o aguardo... Abraços.
foto
LuliCoutinho
Parabéns, Brasil & Portugal! Dois poetas que amo e admiro de paixão. Muito sucesso e amizade. Meu carinho sempre... Luli
foto
Eudalia alves martins
Acho muito lindo este conhecimento com os poetas de outros paises,trocas de valores poeticos que no fim se tornam amigos adorei Edvaldo tena uma otima tarde bjos Eudalia...